Projeto Cecília
Oficinas com experimentos científicos que trabalham com conceitos da astrofísica, meteorologia e geofísica na educação básica. Atividade oferecida exclusivamente para grupos escolares, mediante agendamento. A coordenação é de Elysandra Cypriano, docente do Departamento de Astronomia.
Áreas: Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas
Tipo: Oficinas
Público-alvo: escolas de Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio
Modalidade PRESENCIAL - 1º semestre de 2026 - inscrições abertas
Modalidade ONLINE - 1º semestre de 2026 - inscrições abertas
Edições anteriores (encerradas):
1º/2022 - online / 2º/2022 - online / 1º/2023 - online / 1º/2023 - presencial / 2º/2023 - online / 2º/2023 - presencial / 1º/2024 - online / 1º/2024 - presencial / 2º/2024 - online / 2º/2024 - presencial / 1º/2025 - online / 2025 - presencial / 2º/2025 - online
Sobre o projeto
O Projeto Cecilia é um programa desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) que leva para escolas da rede pública atividades de divulgação científica na área das ciências da terra e do universo. Levamos conhecimentos como técnicas de observação astronômicas e telescópios, atividades de reconhecimento de fenômenos meteorológicos e geofísicos e assim como uma discussão mais ampla sobre a evolução da vida, do nosso planeta e do Universo.
Quem é Cecilia?
O nome do programa é uma homenagem à astrofísica Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900–1979), uma cientista pioneira que responsável por grandes descobertas sobre a composição das estrelas e do universo.
Foi a primeira pessoa a mostrar que o Sol é composto primariamente de hidrogênio, em 1925. Na época, acreditava-se que o Sol possuísse uma composição similar à da Terra.
O caminho que ela trilhou em meio a um comunidade cientifica dominada por homens foi uma inspiração a muitas. Por exemplo, para a astrofísica Joan Feynman. A mãe e avó de Joan a haviam dissuadido a seguir uma carreira na ciência, pois acreditavam que as mulheres não eram fisicamente capazes de entender conceitos científicos. Mas ela mais tarde se inspirou em Cecilia Payne, quando se deparou com o seu trabalho em um livro de astronomia. Vendo a pesquisa dela publicada desta maneira convenceu Feynman de que ela podia, de fato, seguir sua paixão pela ciência.

"A recompensa do jovem cientista é a emoção de ser a primeira pessoa na história do mundo a considerar algo ou a entender algo. Nada se pode comparar a essa experiência… a recompensa do cientista mais velho é o sentimento de transformar um vago esboço numa paisagem principal."
Cecilia Payne-Gaposchkin